sábado, 15 de agosto de 2015

Concurso de Fotografia da National Geographic 2015

Os vencedores foram selecionados entre mais de 17.000 fotos enviadas de todo o mundo nas categorias Retratos de Viagem, Cenas ao Ar Livre, Senso de Lugar e Momentos Espontâneos.

Anuar Patjane Floriuk ganhou o primeiro lugar com uma imagem subaquática de mergulhadores perto de uma baleia jubarte. O grande prémio é uma viagem de oito dias pela Costa Rica e Canal do Panamá para dois.


“A foto não foi planejada”, disse Floriuk, de Tehuacán, no México. “Eu estava tirando fotos perto da cabeça da baleia, e, de repente, ela começou a nadar em direção ao resto da equipe de mergulho. Os mergulhadores deram espaço a ela e ao seu filhote, e eu cliquei o momento em que o fluxo e a composição pareciam certos”.


Primeiro Lugar: “Whale Whisperers”


Mergulho com uma baleia jubarte e seu filhote recém-nascido, enquanto eles viajam ao redor de Roca Partida em Revillagigedo, no México.

Créditos de imagem: Anuar Patjane

Segundo Lugar: “Gravel Workmen”


Este local de trabalho permanece cheio de poeira e areia. Três trabalhadores de cascalho estão olhando através do vidro de uma janela. Foto tirada em Chittagong, Bangladesh.



Terceiro Lugar: “Camel Ardah”


Camel Ardah, como é chamado em Omã, é um dos estilos tradicionais de corrida de camelo entre dois camelos controlados por homens experientes. O camelo mais rápido é o perdedor; os animais precisam manter o mesmo nível de velocidade. O principal objetivo do Ardah é mostrar a beleza e a força dos camelos árabes e as habilidades dos condutores.

Menção Honrosa: “A Night at Deadvlei”


Na noite antes de voltar para Windhoek, na Namíbia, a fotógrafa passou várias horas em Deadvlei. A lua estava brilhante o suficiente para iluminar as dunas de areia à distância, mas o céu ainda estava escuro o suficiente para ver claramente a Via Láctea e as Nuvens de Magalhães.

Menção Honrosa: “Catching a Duck”


Dois meninos estão tentando pegar um pato no córrego de uma cachoeira em Nong Khai Province, na Tailândia.


Menção Honrosa: “Romania, Land of Fairy Tales”


Geada branca sobre a vila Pestera, na Roménia.



Menção Honrosa: “Highlanders”


Fenação tradicional na Polónia. Muitas pessoas continuam a usar essas ferramentas (foice e forcado) para separar o feno.

Menção Honrosa: “White Rhinos”


Na noite anterior a esta foto, o fotógrafo tentou obter uma boa imagem do rinoceronte branco ameaçado de extinção, se escondendo na grama com cuidado, tentando ficar afastado para sua segurança, mas isso não lhe deu a imagem que esperava. Na parte da manhã, no entanto, acordou com três rinocerontes pastando na sua frente no Ziwa Rhino Sanctuary, na Uganda.

Menção Honrosa: “Kushti, Indian Wrestling”


Kushti é a forma tradicional de luta livre indiana. Vestindo apenas uma tanga bem ajustada, os lutadores entram em uma “cova” feita de barro, muitas vezes misturada com sal, limão e manteiga de leite de búfalo. No final de um treino, os lutadores se apoiam nas paredes da arena, cobrindo suas cabeças e corpos com terra para absorver qualquer suor e evitar pegar um resfriado.

Menção Honrosa: “Sauna in the Sky”


Sauna a 2.800 metros de altura no coração das Dolomitas. Foto tirada no Monte Lagazuoi, nos Alpes orientais italianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário